Igreja de São Francisco da Cidade (Igreja)

Notas

  • Originalmente, o convento de São Francisco da Cidade era um complexo constituído pelos corpos que hoje albergam o Museu Nacional de Arte Contemporânea/Museu do Chiado, (integrado no espaço onde se erguia a  Igreja de São Francisco), a Faculdade de Belas Artes de Lisboa e a Academia Nacional de Belas Artes (nas alas conventuais).
  • Foi fundado em 1217 por Frei Zacarias que, com autorização do rei D. Afonso II, implantou o convento no chamado Monte Fragoso, local ermo de Lisboa situado numa escarpa sobre a praia de Cataquefarás, onde atualmente se localiza o Largo do Corpo Santo. 
  • Ao longo dos séculos conheceu várias obras de intervenção - 1517, 1528, 1655, 1673 (criação do Hospital da Ordem Terrceira de São Francisco) e em 1708 e 1741 sofreu dois grandes incêndios, a que, poucos anos depois se somou a destruição provocada pelo grande terramoto de 1755 que deixou o convento num  estado ruinoso. Apesar das obras de recopnstrução que de imediato se começaram, não ficaram concluídas até à extinção das ordens religiosas em 1834.
  • A partir de 1836, o convento foi convertido em Biblioteca Nacional que aí se manteve até 1965.
  • Em 1839, a igreja foi demolida e o espaço partilhado pela Biblioteca e pela Academia de Belas Artes e a Galeria Nacional de Pintura, que em 1911 deu origem ao Museu Nacional de Arte Contemporânea.